top of page

O que torna uma marca incomparável dentre tantas outras opções no mercado?

Ao observar com mais atenção, você começará a perceber a singularidade que cada marca carrega consigo (assim como as pessoas), mesmo vendendo produtos ou serviços similares.


O que torna uma marca única é a maneira como ela consegue comunicar sua essência e expressar seu diferencial através de seu DNA.


Esse DNA é uma espécie de impressão digital da marca, um conjunto de características e valores intrínsecos que a definem e a distinguem no mercado saturado. Assim como cada um de nós tem um padrão genético, o DNA de cada marca pode ser composto por diversos elementos, dentre eles:


  • Visão: o quadro futuro que a marca aspira alcançar. É o destino desejado, uma imagem clara do que a marca quer ser no futuro.

  • Missão: a razão de ser da marca, o que ela faz e para quem faz. É o papel que a marca desempenha para alcançar sua visão.

  • Valores: os princípios fundamentais que guiam o comportamento da marca. Eles são os alicerces éticos e morais sobre os quais a marca é construída.

  • Personalidade: o conjunto de características humanas associadas a ela. É como a marca se apresenta e interage com o mundo.

  • Propósito: o impacto mais profundo que a marca deseja criar. É o que a marca representa e o valor que ela adiciona ao mundo.

  • Diferenciais: as características únicas que distinguem a marca de seus concorrentes, além de qualidade, bom atendimento e inovação. São os pontos fortes que a marca possui.

  • Promessa: é o compromisso que ela faz com seu público. É o que os clientes podem esperar sempre que interagem com a marca.

  • Público-alvo: o grupo específico de pessoas que a marca deseja atender. São os indivíduos que mais se beneficiarão dos produtos ou serviços da marca.

  • Serviços e produtos: as ofertas tangíveis da marca que atendem às necessidades e desejos do seu público-alvo. Eles são a manifestação física da missão da marca.

  • Experiência do cliente: a jornada e as interações que os clientes têm com a marca. É como os clientes se sentem em cada ponto de contato com a marca.


Cada um desses elementos é como uma peça no quebra-cabeça que, quando montado, cria uma visão única do que a sua marca representa para as pessoas. A importância do DNA da marca não pode ser subestimada, porque ele não apenas guia como a marca se apresenta ao mundo, mas também como ela interage com seu público e como é percebida por ele.


Em um mundo onde os consumidores são bombardeados com inúmeras opções, e a concorrência por preço parece não ter fim, ter um DNA de marca forte e bem articulado com certeza é o que pode capturar a atenção dessas pessoas, ressoar com seus valores e, finalmente, ganhar sua lealdade.



Para exemplificar isso na prática, vamos explorar três cases reais de farmácias de manipulação que atendi, cada uma com seu DNA de marca distinto:



Perfecta Farma


A Perfecta se destaca no mercado por sua abordagem clássica e sofisticada, com um toque orgânico que ressoa bem com um público mais premium. A marca é sinônimo de excelência, oferecendo além dos medicamentos manipulados uma linha própria de suplementos multifuncionais que não apenas atendem, mas superam as expectativas dos consumidores.



O DNA da Perfecta é evidente em cada aspecto de sua identidade, desde a embalagem elegante até a comunicação refinada e o ambiente da loja, tudo é meticulosamente projetado para refletir sua personalidade sofisticada e moderna.


O público da Perfecta é atraído pela promessa de produtos superiores que complementam um estilo de vida focado no bem-estar, saúde otimizada e longevidade.



Omnivita


A Omnivita carrega uma missão poderosa de promover a integralização do bem-estar, uma visão que é claramente refletida em sua abordagem integrada. Especializada em medicina homeopática e veterinária a Omnivita não apenas oferece soluções de saúde, mas também educa seu público sobre a importância da harmonia entre corpo e mente.



A marca se posiciona como um facilitador na jornada de bem-estar de seus clientes, promovendo seu DNA através de uma visão holística e consciente da saúde, se destacando por seu compromisso com a sustentabilidade, garantindo dentro do possível que cada produto seja produzido de maneira ética e responsável e respeitando tanto o indivíduo quanto o ambiente.


O público da Omnivita é atraído pela promessa de uma abordagem integrada ao bem-estar, onde a saúde física e mental são valorizadas e nutridas em conjunto.



Arselle


A Arselle é uma marca que exala acolhimento e feminilidade, criando um ambiente amigável e acolhedor para seus clientes. Especializada em produtos manipulados e nutricosméticos, a marca vai além de apenas fornecer produtos; ela oferece uma experiência personalizada que faz os clientes se sentirem valorizados e compreendidos.



A marca tem um pezinho na área cosmética, proporcionando soluções que não apenas atendem às necessidades de saúde, mas também realçam a beleza natural de cada indivíduo. A Arselle entende que cada cliente é único, e por isso, se dedica a fornecer soluções personalizadas que respeitam a individualidade e promovem o bem-estar de uma maneira amigável e acolhedora.


Seu público é atraído pela promessa de cuidados personalizados que atendem tanto às suas necessidades de saúde quanto aos desejos de realçar sua beleza natural de maneira consciente e respeitosa.



Cada marca carrega em seu núcleo uma essência única que a distingue no vasto mercado.


Como vimos através dos cases da Perfecta, Omnivita e Arselle, mesmo operando no mesmo setor, cada uma dessas farmácias de manipulação conseguiu esculpir uma identidade distinta que ressoa com seu público-alvo de maneiras diferentes. A chave para essa distinção reside no DNA da marca, que é um compilado de visão, missão, valores, personalidade, propósito, diferenciais, promessa, público-alvo, serviços e produtos, experiência do cliente, entre outros.


Investir tempo e recursos para descobrir e comunicar eficazmente o DNA da sua marca não é apenas uma estratégia inteligente, mas extremamento necessária para ganhar vantagem competitiva no mercado. A jornada para descobrir e expressar a unicidade da sua marca pode ser desafiadora, mas é uma exploração que com toda certeza vale a pena!




Vamos descobrir qual é o DNA da sua marca para torná-la única no seu mercado de atuação?




Estou aqui para desvendar esse mundo fascinante com você e explorar como podemos tornar sua marca ainda mais especial.



12 visualizações

Comments


bottom of page